sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Você quer ser feliz ?

image

Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!

Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite.

É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!

Não é o caso dos ímpios! São como palha que o vento leva.

Por isso os ímpios não resistirão no julgamento, nem os pecadores na comunidade dos justos.

Pois o Senhor aprova o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios leva à destruição!

Salmo 1

          O salmo 1 tem uma mensagem sobre felicidade. Você quer ser feliz ? Bem-aventurado? O salmista  te adverte primeiramente sobre o que você deve fazer :

1°- Não siga o conselho dos ímpios

2°- Não imite a conduta dos pecadores

3°- Não se assente na roda dos zombadores

          Podemos ver que a infelicidade vem de um processo, primeiro a pessoa segue o conselho daquele que não tem Deus, buscando conselho no lugar errado e deixando de buscar a solução do seu problema em quem realmente tem a sabedoria, Jesus Cristo. 

Esforço-me para que eles sejam fortalecidos em seus corações, estejam unidos em amor e alcancem toda a riqueza do pleno entendimento, a fim de conhecerem plenamente o mistério de Deus, a saber, Cristo.

Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento.

Colossenses 2:2-3

          Em seguida ela passa para o passo seguinte, que é imitar a conduta do pecador. Nesse passo a pessoa tem alguma estima por aquele pecador, pois imitar a conduta de alguém está diretamente relacionado a influência. Nós consideramos aquela pessoa como referêncial, pelo menos naquela área que a imitamos. O último passo é se assentar na roda dos zombadores, pois o ato de “se assentar” faz alusão a comunhão. Como já dizia o apóstolo Paulo :  “ as más companhias corrompem os bons costumes “, portanto cuidado, se a pessoa tem essa comunhão é porque ela, como o salmo diz, já seguiu o conselho, já está imitando a conduta e agora partilha da intimidade profunda dessas pessoas.

          Enfim, como fazer para ser feliz ? O salmo 1 de dá uma solução : Se satisfaça na Lei do Senhor, tenha seu prazer nela, busque conselho nela, não desvie seus passos dela e medite nela de dia e de noite. E o salmista nós revela a consequência de não se satisfazer nela. No versículo 4 ele diz que os ímpios são como palha que o vento leva. No vesículo 5 ele diz que “por isso” os ímpios não resistiram no julgamento…, “por isso” remete a eles serem levados como palha e no versículo 6 ele diz “ … ,mas o caminho do pecador leva a destruição “. Quer dizer, o ímpio não se satisfaz na Lei do Senhor e por isso é levado como palha a qualquer lugar como consequência disso ele não resistirar ao julgamento e os seus caminhos o levarão a destruição.

          Cuidado, enquanto você não encontrar satisfação na lei do Senhor você provavelmente não será feliz.

0 comentários: